entradas recentes ▼

Richard Câmara





Richard Câmara (Bruxelas,1973), formou-se em Arquitectura, mas desenvolve desde muito cedo uma actividade ligada ao Desenho, à Banda Desenhada e à Ilustração através de várias colaborações tanto a nível nacional, como internacional.

O seu trabalho tem sido publicado na imprensa (Diário de Notícias, Expresso, Independente, Público, Revista VEGA, Sol, JL, El Mundo, etc.), em editoras (Everest, MediaVaca, Bedeteca de Lisboa, Polvo, Pictoplasma) assim como em agências de publicidade e galerias de arte.

Entre 1998 e 2001 frequenta os cursos de Cinema de Animação, Ilustração Infantil e Banda Desenhada, do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas (CITEN) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, actualmente conhecido como CIEAM, na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde colabora desde 2004 como formador convidado.

Premiado em diversos concursos, participou nas edições e nos catálogos da Ilustração Portuguesa do Salão Lisboa desde 2000 e esteve representado em diferentes exposições em Portugal, Espanha, Itália, Suécia, Alemanha, Suíça, Bélgica, China entre outros países.

Em 2002, obtém uma Bolsa de Criação Literária do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, do Ministério da Cultura do Estado Português (IPLB/MC), com a qual desenvolve um projecto inédito intitulado “Al Medina”, em que adapta contos tradicionais marroquinos a um registo híbrido entre a Banda Desenhada e a Ilustração.

Desde 2006 reside e trabalha em Madrid onde continua a desenvolver diferentes actividades ligadas à Ilustração e à Banda Desenhada, mantendo o seu portfolio online em www.richardcamara.blogspot.com


_________________________________________________________________________________________________________________________________
 

_________________________________________________________________________________________________________________________________