entradas recentes ▼

Sara Simões


Sara Simões

Gosta de desenhar desde muito pequena.

Licenciou-se em Design Industrial (IADE, 2002).

Entre 2005 e 2007 aprendeu Ilustração Científica com o biólogo e ilustrador Pedro Salgado.

Em 2007 concebeu e ilustrou o livro de edição artesanal Uma mão cheia de amoras.

Dos seus trabalhos já publicados destacam-se: as ilustrações naturalistas no Guia de Campo dos Briófitos e Líquenes das Florestas Portuguesas (JB-MNHN, 2009); as capas do romance Nocturnus de Rafael Loureiro (edição de autor, 2007 e 2008); e as ilustrações do conto A mulher mais bela do mundo, na agenda-catálogo do congresso Ilustração no feminino (Junta de Freguesia de São João da Madeira, 2008).

Pertence à associação de defesa do ambiente Grupo do Risco, que realiza expedições de desenho de campo com o objectivo ulterior de divulgar o património ambiental e a biodiversidade através da arte, nomeadamente através de exposições e livros. A primeira expedição teve lugar em 2007 nas Berlengas e do trabalho de campo resultou a exposição itinerante Berlengas – Esboços de Naturalistas. Desde então o Grupo do Risco já produziu trabalhos também no Douro Internacional e na Ria Formosa. A mais recente expedição foi à Amazónia, na passagem para 2010, e o trabalho produzido será exposto a partir de Setembro de 2010 no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

Designer e ilustradora, tem trabalhado em áreas tão diversas como o projecto de mobiliário e stands para feiras, a concepção de personagens, ambientes e storyboards para animação 3D, a ilustração e a criação de interfaces gráficos para software educativo.













_________________________________________________________________________________________________________________________________
 

_________________________________________________________________________________________________________________________________